sábado, 19 de novembro de 2011

Apresentação


Na Amazônia, o rúgbi ainda é incipiente. Neste ano, foi realizado a primeira edição da Copa Amazônia Legal de Rugby 7’s, em Porto Velho, com a participação das equipes Porto Velho Rugby (RO) Palmas Rugby (TO), Cuiabá Rugby (MT), Grupo de Rugby da Universidade do Amazonas /GRUA (AM) e Guerreiros Korubus/Mundurukus (AM). Segundo Paulo Charlão, um dos responsáveis pela organização do torneio, a principal dificuldade para a expansão do esporte na região é a distância entre os grandes centros: para disputar uma partida em Cuiabá, o Porto Velho teve de percorrer um total de 3 mil quilômetros, entre ida e volta1. O Acemira Rugby Belém, da mesma forma, não participou deste torneio pela mesma dificuldade.

No Estado do Pará, o rúgbi foi implantado inicialmente por alunos da Universidade Federal do Pará (UFPa), no ano de 1999. Essa equipe, o Rugby Açu, disputou um amistoso com a forte seleção da Guiana francesa; entretanto, a equipe encerrou suas atividades no ano de 20002. Em 2007, uma nova equipe surgiu em Capitão Poço. O capitão da equipe, Gustavo Soares, havia entrado em contato com Ljuba Pajic, que vêm tentando implementar a modalidade rúgbi league no Brasil. Surgiram, então, três equipes paraenses de rúgbi league: os Vikings, a Liga Atlética Paraense, e os Crazy (sic). A experiência de Capitão Poço buscou mesclar as regras do rúgbi league com algumas regras do futebol americano e do Beach Rugby; entretanto, desde 2009 não surgem notícias dos desenvolvimentos dos times do interior.

Treino Praça da Trindade (04/Set/2011)
É nesse contexto difícil, mas buscando novas experiências e, principalmente, novas amizades e irmandade que, através da Internet, um grupo diverso de pessoas juntou-se para jogar rúgbi union em Belém. Iniciamos nossos treinos com cerca de três jogadores fixos, e um contingente flutuante que chegava a dez jogadores; esses treinos, por falta de lugar, se davam aos domingos, na Praça da República. De lá, o Acemira Rugby Belém mudou-se para uma outra praça próxima, a Barão do Rio Branco, onde treinamos até hoje – com sol ou chuva, tentando abrir espaço com a virilidade que é típica dos jogadores. Agora, três meses após o início dos primeiros treinos, o Acemira Rugby Belém está se consolidando como o primeiro clube de rúgbi union da cidade de Belém.

Atualmente, a equipe conta com quase 30 membros, a maioria do sexo masculino. O time feminino segue em formação, e as atletas que já acompanham os treinos o fazem junto aos homens, com a mesma paixão e o mesmo compromisso.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Conheci o rugby há dois meses, na cidade de Goiânia. Entretanto, tenho treinado bastante. Como estou de férias com minha família aqui em Belém, gostaria de saber os horários dos seus treinos para poder visitá-los e aprender um pouco mais. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse apanhado histórico do jogo aqui na região...

    ResponderExcluir