domingo, 16 de junho de 2013

Divulgação: Acemira Rugby Belém x Vié Bagaj no Youtube

O canal do Youtube "Os Apocalípticos", do blog de alunos de Comunicação Social 2012 da Universidade Federal do Pará, produziu um vídeo excelente sobre o jogo do Acemira Rugby Belém contra o time da Guiana Francesa Vié Bagaj, realizado no dia 11 de maio. Obrigado pela divulgação deste esporte que tem muito a crescer, pessoal! Oré!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ACEMIRA X VIE BAGAJ



Ainda bem que as palavras não se desgastam, ainda bem ue com o passar do tempo começamos a vê-las por perspectivas diferentes, e às vezes até compreendemos algumas. Talvez o mais difícil seja descobrir que por trás das palavras há realmente uma ideia, a qual podemos e devemos transformar em realidade. Afinal o que move as pessoas? Quais motivos são fortes o suficiente para realizar um movimento, uma banda, uma guerra, um time? E até que ponto esse vínculo se fortalece? Palavras sem ideias, sem convicção, não passam de símbolos sem sentido; comprometimento, respeito, companheirismo, solidariedade, não passam de mantras baratos se você nao defendê-las e aplicá-las no cotidiano.

Todos nós, apaixonados pelo rugby, devemos ir mais além, não é só saber todas as regras, não é só saber tacklear, ter um bom posicionamento em campo, ir a todos os treinos, usar a blusa do time, etc. Sobretudo, precisamos compreender os princípios, não só dentro de campo, mas principalmente fora dele. Não preciso cantar nossas poucas glórias e nossos homéricos esforços para continuar com o Acemira, para divulgar o esporte, para melhorar em todos os sentidos o nosso time. Cada um de nós tem um valor inestimável para que isso se consolide, e isso nao depende de uma vitória aqui e outra ali, e logo depois delas a desmotivaçao, o desinteresse. 

Mas antes perdemos e ficarmos unidos! Nós podemos fazer a diferença sempre e continuar fazendo, mas você só pode mudar a realidade quando tiver a coragem de transformar a si próprio primeiro, julgar menos e agir mais!


E é com esses preceitos que vamos realizar mais um evento histórico no nosso estado, nosso primeiro amistoso internacional! Como todos vocês já devem estar sabendo, vamos receber um time da Guiana Francesa: O Vie Bagaj! Um time de veteranos que tem mais de 80 membros, uma equipe de rugby para jogadores de mais de 35 anos, de qualquer horizonte e de qualquer condição física.
E o que eles mais prezam, assim como nós, é o espírito do rugby e a única ambição deles é a amizade e o convívio com novos irmãos unidos pela paixão ao esporte.  Desde 2010 o Vie Bagaj organiza eventos e todos eles foram um sucesso, com o apoio do comitê de rugby e da prefeitura de Cayenne(capital da Guiana Francesa): o maior maul feito pelas escolas , com mais de 110 participantes, e com a participação especial da Miss Guyane!
Através de trocas com as Federações Sul Americanas, para permitir o desenvolvimento do rugby em países  vizinhos, o Vie Bagaj entrou em contato com o nosso time e juntos estamos organizando um amistoso de importância sem precedentes. O objetivo deles, segundo o presidente do time Luc Bollo, é representar  digninamente o rugby guianense, além de expandir as fronteiras e criar laços entre os times.  Não podemos medir esforços para organizar esse evento e mostrar que aqui temos rugby de qualidade! E principalmente adquirir experiencia e fazer novas amizades! E então, Acemiras, preparados para o grito de guerra, para a emoção de jogar dignamente com um time mais experiente, preparados para fazer história?!  ORÉ ACEMIRAS!




 É nesse fim de semana, dia 11 às 15:00 no Ginásio da Uepa! Entrada franca, não percam!

ISSO É O RUGBY, O RUGBY É ISSO!

terça-feira, 9 de abril de 2013

"Oficina de Rugby: do escolar ao olímpico".

A cidade de Castanhal recebeu, nos dias 16 e 17 de março, a "Oficina de Rugby: do escolar ao olímpico" - um evento promovido pelo Acemira  Rugby Belém em parceria com o Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE) e a Faculdade de Ed. Física de Castanhal - cujo objetivo foi divulgar o esporte e suscitar a formação de novos times.
No sábado, os participantes, em sua maioria alunos do curso de Educação Física da UFPA-Castanhal, tiveram a oportunidade de conhecer a história do esporte, o cenário atual no Brasil e no mundo, além de aprender sobre as regras básicas. O grupo também participou da prática em quadra onde muitos tiveram o primeiro contato com a bola de Rugby. Na atividade foram trabalhadas habilidades básicas do esporte, como passe de bola, posicionamento e recepção. O primeiro dia terminou com jogos de tag- Rugby.




O segundo dia aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Castanhal. Os atletas dos times masculino e feminino do Acemira Rugby Belém marcaram presença no evento e auxiliaram o Prof. João Bento Torres na realização das atividades. O grupo aprendeu técnicas de queda, tackle e ruck. Em seguida, o time feminino apresentou as jogadas típicas de Rugby 7's (olímpico), como line-out e scrum de três pessoas. O time masculino também apresentou o Rugby XV e formações fixas com fundamentos táticos e técnicos. Todos desfrutaram de animadas partidas de Tag Rugby  na grama.


Ao final da manhã o time realizou um jogo de demonstração.
"Esse evento foi muito importante para o Rugby no Pará. Com certeza alcançamos nosso objetivo de divulgar a modalidade e seus valores. Esperamos que esse trabalho tenha despertado o interesse dos participantes em fundar mais um time de Rugby no estado.E que possamos nos encontrar dentro de campo em breve" disse Yuri Andrade - Presidente do Acemira Rugby Belém.

Contatos:
Acemira Rugby Belém:    Grupo | Página do Facebook

Rugby em Santa Izabel:   Grupo | Página do Facebook
Rugby em Castanhal:      Grupo

segunda-feira, 11 de março de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ACEMIRA RUGBY BELÉM

O que é ser um Acemira? "É quando estou jogando, é quando estou defendendo o símbolo do time, é quando vecemos!". Porém, não é uma questão de quando, nem uma questão de gerúndios e muito menos uma mera questão de glória. É um estado, um Acemira é, além de tudo, um guerreiro. Um estado inalterável, o qual não depende de quandos, é sempre! Os Acemiras são irmãos e muralhas de esforço, de solidariedade, de superação e comprometimento. Ser um Acemira é construir sua própria história, com muito suor, esmagando as dificuldades e simplesmente fazendo acontecer. É ser um marco histórico do rugby no Estado e principalmente nas memórias de nossos conterrâneos.
No dia primeiro de dezembro de 2012 houve o I Festival de Rugby do Pará, o Desafio Grão-Pará de Rugby, sevens feminino e XV masculino. Um dia forjado e preparado pelos guerreiros Acemiras. Recebemos o AMARU, um renomado time maranhense com o qual já havíamos tido contato no Campeonato São Luís de Rei da França Sevens(ACEMIRA FEMININO/MASCULINO DE PRATA). Apesar de todos os contratempos que a nossa imensa região norte/nordeste possa oferecer, os ruggers sempre mantem seus compromissos. Nossos convidados passaram por muitas dificuldades até chegar aqui, devido a isso, o tão esperado evento atrasou, mas tivemos apoio da plateia(amigos, familiares, torcedores), porque no rugby apoio é fundamental. Primeiro jogo masculino XV, foi um espetáculo bem acirrado, porém saimos vencedores, com muita honra .O segundo jogo foi feminino sevens, apesar do tempo reduzido, é sempre emocionante ver o crescimento sem precedentes do rugby feminino no nosso país, vencemos e ganhamos muita experiência.
É impossível descrever como nos sentimos, as lágrimas, o orgulho, o cansaço, os abraços suados, e além de tudo o sentimento de dever cumprido. O rugby não tem fronteiras, nem exceções, nem negligência, nem contratempos. Há sempre aquela coisa a mais que nos unem, um nirvana, uma laço mais forte que qualquer scrum. E se você ainda tem alguma dúvida do que é ser um Acemira, conheça o Rugby!