No começo tudo é difícil, e todo começo é relativo. Pois ele pode retroceder a cada dificuldade, ou se consolidar com isso, estruturando esse começo com suor e esforço de cada integrante. Está claro para todos que não é fácil ser um time e construir sua própria história, ainda mais um time de um esporte bem pouco conhecido. Requer força de vontade, paixão pelo esporte e paciência. Não adianta só reclamar dos nossos problemas, quando reclamamos de alguma coisa, é porque geralmente podemos mudá-la. Há desmotivação, falta de espaço adequado para treinar aos domingos, falta de pessoas para integrar o time, desistência de alguns. Mas um dia, tenho certeza que não vai demorar muito, vamos ter nossa Confederação Paraense de Rugby, vamos a todos os campeonatos com a certeza de estarmos completamente preparados para isso e vamos ter orgulho de todo esforço e do nosso começo.
Treino de Domingo na Praça da Bandeira, mais quente que Mordor, às 14:00 horas, os rostos esperados, o entusiamo bem conhecido de todos e uma presença ilustre: jogadora dos Goianos, Laís. Ela trouxe mais que motivação para todos, principalmente para as meninas. Muito obrigada pela visita e pela força, com certeza vamos retribuir! Infelizmente tivemos de começar sem nossos treinadores, devido a problemas pessoais e de trabalho. Mas praticamos os treinos de terça e quinta, basicamente as modalidades de chute, bloqueio e recuperação de bola. Depois fizemos um joguinho de sevens, num espaço de campo beeem reduzido. Ainda temos muito o que aprender, e muita disciplina a adquirir, mas isso tudo faz parte do começo.
Fim do treino, todos desidratados.O tão aguardado Terceiro tempo em homenagem à Laís, na praça do Carmo. Tivemos os famosos rituais de iniciação para nossos novatos: beber na chuteira da Laís( que nunca foi lavada), spoon fight(com o nosso campeão invicto Carlos), imitação de animais, etc, etc. Não faz ideia do que diabos se tratam esses rituais? E muito menos o que é Terceiro Tempo? Só fazendo parte do time para conhecer, venha treinar conosco e se tornar um grande guerreiro indígena e talvez um pouco bêbado! "Isso é o Rugby, o Rugby é isso!".
segunda-feira, 30 de julho de 2012
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Confissões de uma principiante- PARTE I
ACEMIRA RUGBY BELÉM
Abrimos espaço para nossa mais nova e passageira integrante do time, Isabella, que atualmente mora no Rio de Janeiro. Gostou tanto dos treinos que já até arranjou um time por lá para continuar na família Rugby.
"Ah! Ô, terrinha quente de meudeus! Fiquei pouco tempo e tive menos tempo ainda de treinar. Consegui marcar as passagens pras piores horas e até perdi o treino de terça, ainda levando dois integrantes, que nem costumam faltar, comigo (deduro MERMO).
Achei uma ótima ideia, principalmente na falta de opção, treinar na quadra do colégio. Soube como é complicado arranjar lugar, mesmo pros treinos de domingo. O que não dá pra é ficar sem treinar. Claro que não é o mesmo que treinar em campo aberto e, para alguns, pode ser menos divertido por não ter tackles ou as jogadas mais agressivas, mas ainda assim, é ótimo para o preparo físico. Como eu sou novata tive um treino separado, junto com alguns outros novatos, onde o João Bento (muito pacientemente por sinal) nos ensinou alguns fundamentos e nos falou um pouco do que se deve saber do Rugby, no início. E, claro, também treinamos os passes e até arriscamos umas jogadinhas. Divertidamente cansativo! Enquanto na outra quadra o Caio (talvez não tão pacientemente assim) treinava os veteranos. É bom se sentir parte de alguma coisa, já que no Rugby não tem 'tipo físico ideal' como nos outros esportes, pode ser muito alta, baixo, gordo, lento, forte...os princípios do jogo e o prazer de participar parecem ser mais importantes.
No domingo seguinte, fomos ao campo. Solzão bonito e bastante espaço com grama. Conheci o Jacky, que já foi campeão de rugby nos tempos áureos! Contou histórias e falou com orgulho de ver um time de rugby em Belém, num portunhol afrancesado lindo. E ver o respeito com que todos do time escutavam, mesmo um pouco agoniados para treinar logo. Depois toma-lhe-te treino! Algumas rodadas conjuntas e dividiu-se o masculino do feminino. Haja tackle! Eu que o diga, que ainda caí de cabeça algumas vezes. Nada que 5minutinhos e uma água não resolvessem.
E o grand finale! Joguinho de verdade da galere! Eu não joguei que já estava contundida (a Claudia não teve pena, não) e fiquei anotando os lances pra uma apuração no final. Tenho de dizer que deu tanto trabalho anotar sem saber direito os lances, que mal assisti o jogo, mas vi uns tackles sinistros e uns scrums lindos. Uma pena que não rolou terceiro tempo, depois do jogo. Vai ficar pro ano que vem!
Bem, pra quem achava que não dava pra treinar sem saber nada, aí está. Sabia só o que tinha lido e do pouco que tinha assistido. Foi super divertido, a galera é super prestativa e atenciosa, sempre prontos para acolherem novos membros, e os coachs também. Eu indico pra quem quer se exercitar, gosta de esporte de contato e se divertir horrores levando tackles! Muito obrigada pela hospitalidade, galera!"
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Códigos de conduta do Rugby
ACEMIRA RUGBY BELÉM
Oré Acemira!
Achei um artigo de autor desconhecido falando sobre os códigos de conduta do Rugby, eu não poderia ter descrito melhor:
"O Rugby engloba um conjunto de valores sociais e emocionais como a coragem, a lealdade, o espírito esportivo, a disciplina e o trabalho de equipe.É através da disciplina, auto-controle e respeito mútuo que o espírito do jogo floresce e, no contexto de um jogo fisicamente tão exigente como o Rugby, são estas qualidades que forjam a camaradagem e o sentimento de lealdade absolutamente essenciais para o sucesso e sobrevivência do jogo.
Por mais que sejam consideradas tradições e virtudes antiquadas, resistiram ao tempo e continuam, qualquer que seja o nível e que se pratique o jogo, a ser tão importantes para o futuro do Rugby como o foram no seu longo e distinto passado. Os princípios do Rugby constituem os fundamentos do jogo pelos quais os praticantes podem identificar imediatamente o seu caráter e aquilo que o torna único.
O Rugby é um esporte apreciado por homens e mulheres. Desenvolve o espírito de equipe, a compreensão, a cooperação e o respeito pelos adversários. Os seus alicerces assentam, como desde sempre, no prazer de participar, na coragem e na qualidade técnica que este esporte exige, no amor por um jogo de equipe que enriquece as vidas de todos os que nele participam e nas amizades indestrutíveis que se constroem entre as pessoas que compartilham esse esporte.
É por causa, e não apesar, da intensidade física e das características atléticas do Rugby que uma tal camaradagem é possível antes e depois dos jogos. A longa tradição dos jogadores adversários apreciarem o convívio comum fora do campo e num contexto social, mantém-se como um aspecto essencial do jogo.
O Rugby abraçou totalmente o profissionalismo, mas manteve o espírito e as tradições de um jogo recreativo. Numa época em que muitas qualidades desportivas tradicionais e diluem ou são mesmo contestadas, o Rugby pode mostrar-se orgulhoso da sua capacidade de manter os seus elevados níveis de espírito desportivo, comportamento ético e lealdade. Este Código tem por objetivo ajudar a reforçar estes valores fundamentais."
É isso que quero para os meus filhos e com certeza é o que todos nós queremos.
Leiam e reflitam.
Tem treino hoje, galera!! Vejo vocês por lá.
P.S: Mais duas integrantes pro time feminino hoje!
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Treino no T1- Domingo 16/7
ACEMIRA RUGBY
Desde da época mais remota, pra mim, domingo sempre foi um dia massante, longo, dia de Faustão/Gugu/Raul Gil e só deus sabe o quê, ócio total, toda a programação da tv aberta que parece mais derreter o cérebro do que qualquer outra coisa. Mesmo que eu tentasse fazer qualquer outro programa, sempre pareceu um dia fadado a ser entediante, não importasse o quê. E ainda por cima logo depois teria a segunda, dia de voltar ao ônibus lotado, um tecnomerda(agora patrimônio cultural do Pará) tocando para alegrar sua viagem, dia de voltar ao trabalho, às aulas, à rotina...e com aquela sensação de que o fim de semana deveria durar mais uns dois dias e sem os domingos, por favor!
E daí o Rugby tomou conta dos domingos, quebrou a maldição de alguma forma. Sinceramente agora eu passo a semana inteira esperando pelos domingos, pelos treinos, por uns tackles, uns arranhões, muito suor. uma lamazinha aqui, talvez uma chuva ou um sol tipicamente belenense. Mas a certeza de que vai valer a pena! Graças ao nosso treinador Caio, que apesar de tudo, sempre arranja um tempo pra preparar os treinos, para se dedicar ao time, apesar de todas as dificuldades, desde da falta de motivação a falta de comprometimento. Mas como o João Bento disse: "não, senhor, o senhor não está perdendo seu tempo!". Tenho certeza de que todos se esforçam, respeitando os seus limites e de que esse time vai pra frente, porra!
O treino começou com aquecimento, depois foram separados os linhas dos forwards, cada um com seus treinos específicos e as habilidades comuns a todos os jogadores. Com a memorável frase do João Bento: "Sabem por que eu gosto desse esporte?! Porque tem que fazer força pra caralho e ainda por cima pensar, o cara tem que ser inteligente! Formem esse maul direito, porra! Vocês estão fazendo amor ou jogando Rugby?!". Extremamente incentivador! Depois fizemos uma simulação de jogo, alguns desistiram, outros se machucaram e outros por pura arrogância e quebra de valores nos quais o rugby está fundamento sairam de campo, simplesmente. Ainda temos muito o que aprender, não digo só taticamente falando, é mais além, precisamos respeitar os nossos companheiros de time e os seus limites. É incrível perceber que alguns não saibam o verdadeiro signicado da palavra "time".
Apesar de tudo, foi um ótimo treino...e ah! temos mais um membro para o nosso time feminino! Sou suspeita para falar, porque é minha irmã, mas boto a maior fé nela! Família Rugby!
Bem, espero todos vocês no treino de terça no Moderno!
Oré Acemira!
Desde da época mais remota, pra mim, domingo sempre foi um dia massante, longo, dia de Faustão/Gugu/Raul Gil e só deus sabe o quê, ócio total, toda a programação da tv aberta que parece mais derreter o cérebro do que qualquer outra coisa. Mesmo que eu tentasse fazer qualquer outro programa, sempre pareceu um dia fadado a ser entediante, não importasse o quê. E ainda por cima logo depois teria a segunda, dia de voltar ao ônibus lotado, um tecnomerda(agora patrimônio cultural do Pará) tocando para alegrar sua viagem, dia de voltar ao trabalho, às aulas, à rotina...e com aquela sensação de que o fim de semana deveria durar mais uns dois dias e sem os domingos, por favor!
E daí o Rugby tomou conta dos domingos, quebrou a maldição de alguma forma. Sinceramente agora eu passo a semana inteira esperando pelos domingos, pelos treinos, por uns tackles, uns arranhões, muito suor. uma lamazinha aqui, talvez uma chuva ou um sol tipicamente belenense. Mas a certeza de que vai valer a pena! Graças ao nosso treinador Caio, que apesar de tudo, sempre arranja um tempo pra preparar os treinos, para se dedicar ao time, apesar de todas as dificuldades, desde da falta de motivação a falta de comprometimento. Mas como o João Bento disse: "não, senhor, o senhor não está perdendo seu tempo!". Tenho certeza de que todos se esforçam, respeitando os seus limites e de que esse time vai pra frente, porra!
Graças ao Leonardo conseguimos autorização pra treinar no T1(aeronáutica), campo mais firme que eu já treinei, melhor do que os campos do SUPER10! Espero que esteja disponível para os próximos treinos.
Apesar de tudo, foi um ótimo treino...e ah! temos mais um membro para o nosso time feminino! Sou suspeita para falar, porque é minha irmã, mas boto a maior fé nela! Família Rugby!
Bem, espero todos vocês no treino de terça no Moderno!
Oré Acemira!
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Treino no colégio Moderno - 12/7
ACEMIRA RUGBY
Chuuuuuuuuuuuuuva, muita gente precisou pegar uma canoa para ter o prazer de ir treinar, eu que o diga! Mas com os Acemiras não tem dessa de desculpa, oras. Ainda mais que por aqui só há duas estações: chuva bagaraio ou chuva bagaraio nível supersayajin com um sol de matar, não sei qual a minha preferida.
Bem, treinamos basicamente passe longo, formação de linha, defesa-ataque e várias tentativas de line out e as jogadas da figura abaixo:
Com a nossa mais nova hooker Alaíse dos Santos(mesmo estando machucada) e seus códigos secretos bem bolados, seria mais fácil se ninguém fosse meio surdo e muito cego para fazer leitura labial. Mas que saiu, saiu e só tendemos a melhorar! Infelizmente, nossa lista de jogadores machucados aumentou, o capitão Yuga se machucou feio no treino físico e teve que ser carregado pelo forward Carlos André. Juro que não foi uma cena hilária e que ninguém, nem o famigerado Picadinho, riu disso. Agora são Kadmiel, Yuga e Alaíse machucados, todos esperamos sinceramente que melhorem logo, são essenciais para o time!
Ah, e tivemos dois novatos! Espero que eles continuem indo e se apaixonem pelo Rugby, tanto quanto os outros jogadores. Eu boto a maior fé neles!
Todos esperamos ansiosamente pelo treino de domingo!
P.S: Já conseguimos até dois jogos originais de PS3 para o bazar do time feminino, quem sabe a gente faz um leilão logo! Não esqueçam de doar, galera!
Oré Acemira!!
quarta-feira, 11 de julho de 2012
BAZAR DO TIME FEMININO!
Oré, Acemira!
Primeiro de tudo desconsiderem o Júnior, o galã (tédoidé), no meio da mulherada com a cara mais cínica do mundo! Fizemos uma reunião do time feminino para discutir várias questões e ideias para consolidar e principalmente melhorar nosso desempenho. Foi importante, além de tudo, para ter mais entrosamento e comprometimento com nossas companheiras- a Franci que o diga com seus latões de skol e a Luiza com sua garrafa de cachaça- traçamos várias metas e tivemos muitas ideias para conseguirmos montar nossa própria caixinha de dinheiro para despesas e uniformes, desde das mais mirabolante como lavar carros de biquini até vender água e cerveja pelas praias. E para conscientização de que precisamos nos empenhar nos treinos para os futuros campeonatos!
A nossa capitã Andrea deu a excelente ideia de fazermos um bazar na primeira semana de agosto e todas concordaram. Vamos vender roupas, sapatos, livros, tudo que estiver disponível a um preço bem razoável. Desde já deixamos claro que não aceitamos camisas do Júnior, porque de alguma forma sempre consegue sair em pedaços do treino. Vocês podem ajudar doando coisas que não usam mais, todo mundo tem! Peçam pras mães, irmãs, namorada, etc, etc; a Andrea está responsável por receber as doações. Ajudem e divulguem!
Assinar:
Postagens (Atom)